Le véritable voyage de découverte ne consiste pas à chercher de nouveaux paysages, mais à avoir de nouveaux yeux. Marcel Proust - A La Recherche du Temps Perdu















domingo, 4 de maio de 2014

Uma pequena correção

 

O Jornal de Notícias na edição de Domingo, 04 de Abril de 2014, traz uma das habituais e excelentes crónicas de Germano Silva intitulada O passal dos cónegos – onde viviam os cónegos da Colegiada de S. Martinho de Cedofeita.

Contudo um pequeno destaque A História do Largo do Priorado, é ilustrado por uma fotografia da Escola Primária, sendo referido ( ou dando a entender) que o edifício foi demolido nos anos 30 do século XX, quando do restauro da Igreja românica de Cedofeita.

av0008

Acontece que eu frequentei essa escola da segunda à quarta classe, entre 1951/52 e 1953/54, tendo no ano de 1954/55 transitado para o vizinho Liceu D. Manuel II (retomando o nome de Rodrigues de Freitas no 25 de Abril).

me3

me4

Assim a escola ainda estava de pé nos anos 50. E foi a reestruturação dos edifícios do Ensino Primário, proposta pelo Plano Auzelle, que a fez demolir a Escola de Cedofeita.

m36O Plano de 1935  SIPA - Sistema de Informação para o Património Arquitectónico/IHRU – Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana

cedofeita2me5

No levantamento de 1948, a Escola ainda se encontra bem assinalada.lev 48

inf31A vermelho a Escola Primária de Cedofeita.

Fotos da Igreja de Cedofeita já totalmente recuperada e onde ainda aparece a Escola Primária. Ao fundo a Faculdade de Farmácia.

me10me9me8

 

O Plano Director após fazer um levantamento da rede escolar na cidade, vai planear a construção de novas escolas, já que o crescimento demográfico e a expansão das áreas residenciais implica a disseminação por toda a cidade de novos equipamentos.

No Plano Auzelle é considerada uma das onze escolas masculinas a substituir.

av0009Pormenor da planta 4.1.1.4 Ensino primário – Análise das escolas masculinas – estado de conservação

Na legenda o quadrado amarelo indica – A substituir

Uma fotografia dos finais dos anos 60 onde já não aparece a Escola.cedofeita1

Nota - Esta mensagem foi retirada de um texto que tenho para publicação neste blogue e que se refere ao Porto da minha infância.